2,5 mil novas vagas de empregos já estão disponíveis pelo Sine

Com a chegada do fim do ano, novas vagas de empregos tendem a ser geradas para completar o quadro de funcionários temporários com o aumento da demanda de serviço. São vagas que podem ser efetivadas ao longo do ano seguinte e que geram expectativas reais na geração de mais emprego no país. Segundo o Sine – Sistema Nacional de Emprego, estão disponíveis em sua plataforma 2.586 vagas de emprego em várias áreas.

A pesquisa produzida pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apresenta estimativas de 73,8 mil novas contratações no Comércio até o encerramento de 2017. Em comparação como o mesmo período em 2016, o setor de Comércio atingiu um percentual maior de contratações de 10%, mediante as estimativas.

Esse crescimento é impulsionado pela maior demanda de trabalhadores temporários contratados em vésperas de fim de ano. As estimativas também apontam para a injeção de R$ 34,7 bilhões até o Natal deste ano, equivalentes a um crescimento acentuado de 4,8% em comparação com o mesmo período em 2016.

“Isso mostra que o país está no rumo certo e que o governo federal está tomando as medidas necessárias para colocar novamente o Brasil no rumo do crescimento econômico e da recuperação do emprego”, explica Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho.

Segundo Fabio Bentes, responsável pela Divisão Econômica da CNC, é muito provável que um número muito grande de vagas de emprego sejam efetivadas após essa fase de eventos comemorativos de fim de ano no país, levando em conta a crescente atividade econômica que se apresenta de forma gradual no Brasil.

“Muitas empresas apostam na continuidade da recuperação do consumo e isso traz um cenário mais favorável para as contratações”, afirma Fabio. Os especialistas do CNC estimam que a efetivação de todas as vagas de emprego temporário no final deste ano, deve atingir 30% de efetivação em 2018.

A disponibilização das 2.586 vagas de serviço temporário no Sine são para os setores de: Serviços, com 1.240 vagas disponíveis; Comércio, com 757 vagas; Agropecuária, com 149; e Construção Civil, com 146 vagas.