Em homenagem a Hawking, moeda do Reino Unido ganha buraco negro

A Royal Mint divulgou recentemente uma nova edição da moeda libra esterlina de 50 centavos que leva um buraco negro como símbolo comemorativo pelas ações do renomado físico Stephen Hawking. Já faz um ano que o físico faleceu, e o Reino Unido optou por fazer essa homenagem a Hawking, que foi um dos cientistas mais brilhantes em toda a história.

A designer de moedas Royal Mint quis inovar ao homenagear o físico. Comumente, as homenagens levam o retrato do cientista nas moedas, mas como o buraco negro era o assunto mais abordado por Stephen Hawking, a designer introduziu um abstrato do que seria um buraco negro e a fórmula que representa este fenômeno.

Edwina Ellis, que é a designer responsável pelo projeto lançado pela Royal Mint, revelou sobre o caso: “A ideia era colocar um imenso buraco negro em uma minúscula moeda e eu queria que Hawking estivesse aqui para rir dessa ideia”.

Além das linhas curvas que dão uma ideia de espaço e da fórmula que representa este fenômeno tão comentado por Hawking, a moeda ainda carrega o nome de Stephen Hawking em uma caligrafia bastante inovadora para o design de uma moeda.

Embora a fórmula seja uma das melhores formas de lembrar e homenagear Hawking, ela também é útil caso os colecionadores se esqueçam de como é feito o cálculo da entropia termodinâmica de um buraco negro de Schwarzschild considerando determinada massa.

Além de Hawking, a moeda também é uma homenagem a Jacob Bekenstein, um físico teórico que juntamente com Stephen Hawking desenvolveu a fórmula que hoje aparece nesta homenagem. Mas em se tratando da equação, essa descoberta teve grande importância para a forma como as leis sobre energia são entendidas atualmente.

Segundo as notícias divulgadas pela Royal Mint, a moeda feita para homenagear Hawking não será colocada em circulação no Reino Unido. Sendo assim, apenas colecionadores terão essa homenagem a Hawking, já que a moeda não será utilizada em operações comerciais.

Mesmo aqueles que não se interessam pela fórmula de Bekenstein e de Hawking, a moeda é uma ótima forma de lembrar uma das mentes mais brilhantes da idade moderna. Este pequeno objeto simbólico só torna ainda maiores as descobertas feitas por Hawking que beneficiaram e irão beneficiar ainda mais as compreensões futuras sobre o universo.