Como fidelizar seus clientes

Nem todos os clientes são iguais. Existem aqueles que preferem manter um relacionamento independente e aqueles que, ao contrário, querem se tornar amigos. Aqui você tem que ser um equilibrista, você tem que ser discreto, mas não mal-humorado. Um profissional permanece assim, uma amizade com o cliente pode nascer, mas ele nunca deve esquecer a ética que está por trás dessa relação de conveniência mútua.

Para obter a confiança do cliente, você precisa entregar uma cotação clara, você tem que respeitá-lo, mas acima de tudo você tem que adaptá-lo ao seu compromisso. Isso significa que, se você trabalhar menos (por exemplo, para as suas férias ou um evento inesperado), precisará rever o custo do serviço.

Obviamente, se o compromisso foi maior do que o esperado, você tem que ir para cima. Neste caso, você precisa se comunicar antes de começar. Não há comportamento pior do que o freelance, que faz mais do que o necessário e, em seguida, aumenta o preço sem notificar, sem ter a aprovação do cliente.

Pague pelos danos causados – Isso também acontece. Suas ações nem sempre são bem-sucedidas. E quero ver quem tem coragem de sair dessa lista. Mas você tem uma fortuna: se você trabalha no mundo das notícias e do marketing na web, você sempre pode consertar isso, você não é um cirurgião que trabalha com o coração aberto. Se você quer ganhar a confiança do cliente quando você cometeu um erro, você tem que compensar isso, você tem que refazer os seus passos e consertar a situação.

Pode acontecer a todos cometer erros. E atrasar uma entrega. Você sabe o que é o pior? Encontre desculpas. Eu estava errado, tudo bem: isso não vai acontecer novamente. Então acontece de novo e você está no ponto de partida, mas a verdade é simples: subir nos espelhos não é a melhor maneira de ganhar a confiança de um cliente. A sinceridade, por outro lado, é a melhor solução para resolver qualquer problema.

Como ganhar a confiança do cliente? Eu faço a pergunta agora: como ganhar a confiança do cliente? Como manter um relacionamento duradouro ao longo do tempo? Neste artigo deixei aqueles que, na minha opinião, são os pontos essenciais para criar uma colaboração estável e vantajosa para ambas as partes. Independentemente da situação.