Felipe Montoro Jens expõe alguns detalhes sobre a construção da Ferrovia do Grão ou Ferrogrão

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no final de 2017, divulgou informações sobre alguns levantamentos realizados para a publicação do edital e execução do leilão de concessão da Ferrogrão, como reportará com mais detalhes o especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens.

Segundos os dados elaborados pelos especialistas no assunto em questão, o prazo da concessão para a construção da EF-170, como é conhecida, será de 65 anos, destaca Felipe Montoro Jens. Além da extensão de 1.142km, a Ferrovia do Grão também contará com uma área florestal no trecho que compreende as cidades de Miritiruba (PA) e Sinop (MT). As obras, implantações da infraestrutura e operação dos trens devem ficar por conta da concessionária. De acordo com a publicação da ANTT, a fonte de remuneração da empresa vencedora do leilão será obtida através dos serviços prestados pelos transportes na ferrovia.

Como menciona Felipe Montoro Jens, este é um dos projetos que integram o Programa de Parceria de Investimento – PPI e que tem com objetivo estabelecer a nova malha ferroviária de exportação pelo Arco Norte do país. No portal PPI consta que a construção engloba a realização de compensação socioambiental, sistemas de sinalização ferroviária e energia, terraplanagem, e outras obras complementares.

Outro detalhe retirado do portal PPI, na ocasião da publicação dos estudos, e reportado por Felipe Montoro Jens, é o cálculo de previsão feito para 2050, quando o montante de carga alocada da Ferrogrão deverá ultrapassar os 42 milhões de toneladas. Além disso, empresários estimam o escoamento de até 20 milhões de toneladas de grãos da região de Mato Grosso através dos portos da Bacia Amazônica.

Ainda segundo o portal, a modelagem adotada para a administração da EF-170 é a vertical, onde apenas uma empresa é responsável por tudo, desde a infraestrutura até o fornecimento do transporte, finaliza Felipe Montoro Jens.

Saiba mais no site oficial do especialista em projetos Felipe Montoro Jens.