Quanto (realmente) custa um blog?

A questão é clara: quanto custa um blog? Difícil de responder à pergunta, eu poderia contornar o problema trazendo uma certa quantidade de relativismo. Depende aqui. Na realidade, a questão é mais importante do que parece, especialmente se você deixar a perspectiva do profissional por um momento.

O ponto é este: sempre raciocinar com o chefe do blogueiro, do especialista em SEO, do profissional de marketing de mídia social. Este é um investimento para você. E é verdade, você está certo. Mas o empreendedor não esclarecido ou o aspirante a web escritor que está prestes a abrir um diário online tem uma ideia diferente. Ele quer saber quanto custa para fazer um blog, quais são os custos e qual seria a cotação hipotética.

Nem todo mundo é capaz de criar um blog do zero. É fácil para você, para mim. Mas não para todos. Então a questão é perseguir a web: quanto custa um blog? Esta ferramenta tem seus custos, mas tenho certeza que você concordará comigo no final: o investimento real é a longo prazo.

Antes de explicar quanto custa um blog, é certo definir o seu propósito e economia: o que é e para que serve? Se usado da melhor maneira possível, ou para interceptar leitores interessados, o blog é uma arma decisiva para encontrar novos clientes online. Então você não pode salvar e focar apenas no custo zero.

É possível abrir um blog de graça? Claro, isso pode ser feito e os resultados podem ser interessantes. Então as mensagens chegam: por que não posso adicionar os plugins? Mas eu quero escolher um domínio diferente, é possível? Por que isso não me faz mudar as tags title e meta description? Senhores, este é o destino daqueles que não querem gastar. Quer abrir um blog pessoal? Pontos no aspecto corporativo? Pouco importa, você tem que investir um mínimo.

Quanto custa criar um blog com a plataforma histórica para escrever e publicar conteúdo online? Já indiquei o papel do blog na estratégia, sem esquecer que este pode ser o primeiro passo para iniciar uma jornada individual. Mas agora você quer saber os custos. Você pode economizar em hospedagem, é claro, mas não é uma escolha sábia. A qualidade do blog e sua velocidade de execução dependem desse elemento.