Donata Meirelles – uma das 40 brasileiras mais poderosas da atualidade segundo a Forbes

A consultora de moda e diretora de estilo Donata Meirelles tem uma grande história com a moda de luxo nacional. Por sua influência no meio, ela figura na lista da Forbes como uma das brasileiras mais poderosas. Continue lendo o post e entenda os motivos para isso.

A lista

A Forbes levantou informações de muitas brasileiras e levou em conta uma série de fatores como sua posição em grandes organizações, visto que elas ergueram outras administram entidades de renome, a capacidade de formar opiniões, inspirar atitudes positiva, seu esforço em trazer mais educação, saúde, justiça e igualdade para o país.

Na ocasião, Donata foi entrevista pela publicação e contou um pouco sobre o início da carreira e o atual trabalho na Vogue Brasil, importante revista de moda. Ao ser questionada como iria comemorar os 30 anos de moda, ela respondeu que não sabia como comemorar e que estava “entrando de cabeça” nos eventos promovidos pela Vogue.

Há pouco mais de seis anos, ela aceitou o pedido da amiga Daniela Falcão para ingressar na revista como diretora de estilo, posto que até então não existia na versão brasileira da revista. Como ela tinha passado um tempo sabático na Daslu e estava repondo as energias, aceitou o desafio.

Sobre a Daslu, boutique de luxo a qual trabalhou por 23 anos, Donata foi enfática dizendo que não foi sócia da empresa, mas sim cliente, depois vendedora e quando o governo do ex-presidente Fernando Collor permitiu importações, passou a decidir quais marcas de roupas estrangeiras seriam vendidas na loja.

Na Vogue, sua missão é proporcionar o olhar da leitora para a publicação. Apesar de não ter formação em comunicação, ela acredita desempenhar bem seu papel de diretora de estilo, em virtude principalmente, dos anos de experiência no mundo da moda.

Nos últimos anos, seu maior desafio foi pensar fora da casinha para conseguir gerar rendimentos por meio da força da marca Vogue. Para isso, vários profissionais desenvolveram uma plataforma de eventos em que percorrem todo o país promovendo ações, seminários e palestras.

Um desses eventos foi um grande sucesso, tanto de público como de receita. Realizado em um grande centro comercial de Goiânia, ação teve um público de mais de 70 mil presentes em apenas um dia. Os comerciantes também aderiram e criaram ações promocionais paralelas. O lucro foi muito bom e só perdeu para a melhor época do ano para os lojistas, o Natal.

Anos de Daslu

Donata Meirelles iniciou sua carreira na moda ainda nova, quando fazia faculdade de Economia. Foi em 1990 quando começou a trabalhar na Daslu como vendedora e conforme ganhava experiência subiu de cargo até diretora geral. Nessa posição, era responsável pelas compras internacionais e por delegar as tarefas de mais de 400 colaboradores.

Foi uma espécie de braço-direito da antiga proprietária da boutique, a empresária Eliana Tranchesi. Juntas viajaram para diferentes partes do mundo para conduzir negócios e participar dos principais desfiles e semanas de moda.

As filhas, Helena Bordon de Donata, Lu e Marcela de Eliana as acompanhavam em muitos desses compromissos. As meninas cresceram cercadas por moda, brincavam de desfilar e de fazer pedidos exclusivos a nomes famosos da moda, como os estilistas italianos Dolce & Gabanna. Tudo isso as influenciou e hoje Helena, Luz e Marcelle têm sua própria marca de roupas e acessórias, chamada 284.

Presença digital

Os locais e eventos que Donata Meirelles frequenta, o que faz e as roupas que vestem sempre saem na mídia especializada em moda, principalmente em blogs e na rede social. Ela dita moda, influencia profissionais da área e também os ajuda em muitas situações. Na última Semana de Moda de São Paulo recebeu algumas blogueiras para um bate-papo no Hotel Unique.

Durante a conversa falou sobre estilo e carreira. Segundo ela, a brasileira tem como a mistura sua identidade e para conseguir um bom look é importante saber dosar seu estilo próprio com as tendências. Ela falou que sempre visitou muitos lugares, viajou e conheceu pessoas formidáveis. Tudo isso foi importante para que ela pudesse trazer novos olhares e enfoques para a Vogue.

Donata é muito presente nas redes sociais, em especial o Instagram, o qual ela detém milhares de seguidores. No seu perfil posta fotos do seu cotidiano, jantares, festas de gala que participa, publicações da Vogue e muito conteúdo diversificado. Já no Facebook, o caráter das postagens é mais informativo.

 

A diva é presença cativa em eventos de gala, cujo intuito é angariar fundos para instituições sem fins lucrativos como a BrazilFoundation. Em uma das edições do Inspiration Gala São Paulo, evento de gala promovido pela Amfar, Donata adquiriu um item do leilão por 50 mil dólares.

A Amfar é uma ong americana que atua no apoio de pesquisas que buscam a cura da Aids. A entidade atua em todo o mundo financiando pesquisas e projetos que buscam não só a cura, mas a inserção de soropositivos na sociedade.