Expectativas sobre números do PIB americano fazem dólar apresentar oscilações

Na última sexta-feira de julho o dólar apresentou oscilações inesperadas pelos analistas de mercado, conforme revelado pela coluna de Economia do Portal Terra. Apesar de ter esboçado que fecharia em alta, vale destacar que este terminou o dia com baixa de -0,21%. De acordo com a publicação, a chamada taxa “Ptax” atuou como base para a precificação da moeda norte-americana, mas somente foi anunciada no período da tarde pelo Branco Central de lá.

Os valores divulgados pela instituição monetária máxima do país devem ser adotados para transações envolvendo leilões de linha. Em se tratando do valor de recompra da moeda, esta poderá atingir até o montante de US$ 1 milhão. As operações consideradas de linha são aquelas permitidas por meio de novas ofertas, quando há discrepância entre os valores do dólar à vista e daquele classificado como futuro. No caso específico do dia 26 este apresentou diferença de 1 ponto entre as duas modalidades.

No que se refere à moeda brasileira o dólar conta com uma taxa que limita sua valoração. Isso se dá através do índice DXY, que controla o modo como o Real se comportará frente às oscilações da moeda norte-americana. Apesar de vários fatores terem contribuído para as variações bruscas do dólar, especialistas em economia apontam que o principal dele é o fato do PIB dos Estados Unidos ainda não ter sido revelado.

Há também grande expectativa por parte dos agentes do mercado financeiro em relação ao anúncio da taxa de juros norte-americana. Esse tipo de informação parte sempre do FED (Federal Reserve), um órgão sediado nos Estados Unidos que tem como uma de suas incumbências a regulação de atividades financeiras. No Brasil, por sua vez, o COPOM também atua no sentido de regular os impactos que potencialmente recaem sobre o país.

Apesar de ainda não ter sido anunciado, alguns economistas arriscam fazer projeções com o PIB. Segundo o que apontam estes especialistas, o último período avaliado poderá repetir o comportamento do anterior, ou seja, eles estimam que acha um processo de desaceleração da economia norte-americana, que deverá ser traduzida por meio dos dados que ainda serão conhecidos.

Saiba mais:

https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/economia/dolar-oscila-a-espera-de-pib-dos-eua-e-de-leilao-de-linha,57bf27aec3f844af1b4747c4e7243ccch47abfiu.html