Ronco: Apneia pode ser um indicativo de falta de ar enquanto

A apneia do sono é ocasionada quando a pessoa fica sem respirar por mais de 10 segundos enquanto dorme, podendo chegar até a 1 minuto sem respirar.

Ela é caracterizada por um ronco agudo e muito alto que em alguns casos chega até mesmo a acordar quem dorme ao lado da pessoa. Essa é a principal diferença entre o ronco ‘comum’ e a apneia do sono.

Importante frisar que nem todas as pessoas que roncam possuem apneia do sono(parar de respirar enquanto dorme). Porém, todas as pessoas que sofrem de apneia do sono, roncam.

O primeiro passo para descobrir se você ‘apenas’ ronca ou sofre de apneia do sono é procurar um médico especialista (otorrinolaringologista).

Existem dois tipos de testes para saber se uma pessoa sofre de apneia do sono:

  1. Polissonografia: um exame onde a pessoa fica conectada a uma maquina por meio de eletrodos enquanto dorme. Porém esse exame costuma ser caro e não existe em todas as cidades;
  2. Oxímetro: Esse é um exame mais prático e mais fácil de se fazer, consiste em um aparelho pequeno que fica conectado a um dos dedos do paciente e é monitorado por um aplicativo no smartphone.

Nos dois exames a função é medir se o oxigênio do paciente diminui na corrente sanguínea enquanto ele dorme. Essa diminuição do oxigênio caracteriza a apneia do sono.

Para se entender melhor, notícias informam que é considerado uma apneia do sono ‘moderada’ quando a pessoa tem quedas no oxigênio no sangue em uma média de 80 vezes durante uma noite de sono.

Porém, não é apenas o ronco alto que uma pessoa com apneia do sono precisa cuidar.

Essas quedas na oxigenação do sangue aumentam as probabilidades de diversas outras doenças, tais como:

. Doenças cardiovasculares;

. AVC;

. Hipertensão;

. Arritmia cardíaca;

. Infarto.

Sem contar que é comum a pessoa acordar após ter um caso de apneia do sono, o que diminui em muito a qualidade do sono e também a sensação de descanso.

Não é incomum pessoas que sofrem de apneia acordarem até mais que uma dezena de vezes durante a noite.