Otimização do comércio eletrônico em dispositivos móveis

A era móvel chegou e não há espaço para discussão a esse respeito. Todas as vozes, diretas do passado, que falam de uma tendência momentânea estão erradas. Vivemos em uma época em que um smartphone é uma ferramenta essencial, e gerações entram na era do consumidor que não pode imaginar a vida sem ele. Agora é o último toque para otimizar sua loja online para dispositivos móveis.

O fato de o Google estar tentando fortalecer o máximo no mundo dos dispositivos móveis não é novidade. Além de várias atividades nesse assunto, o gigante global da Internet ainda obriga os proprietários de sites a adaptá-los a dispositivos móveis.

Este ano, o mundo espalhou a informação de que todos os sites que não respondem ou não possuem uma versão projetada para smartphones e tablets estarão em uma posição muito pior. Isso significa que mesmo a melhor otimização de SEO não será útil se a página não estiver adaptada aos requisitos acima. Isso introduz um novo capítulo na história da internet. A partir de agora, para encontrar uma boa posição no mecanismo de pesquisa, é necessário ter um site projetado para dispositivos móveis.

Além disso, se sua página para celular for carregada por mais de um segundo, o Google também poderá puni-lo com pior posicionamento ou, em casos extremos, remoção completa do mecanismo de pesquisa. No caso de lojas online, onde o marketing de mecanismos de busca é uma das atividades básicas, essa é uma informação muito significativa.

Modelo de página responsiva – No início da era móvel, o setor discutiu fortemente as notícias se era melhor criar um site móvel separado ou simplesmente usar um layout que se adapte automaticamente à tela em que é exibido. As agências interativas argumentaram que a primeira solução é muito melhor, enquanto o resto bateu na cabeça e, de acordo com os princípios da lógica e um pouco de pensamento econômico, manifestou seu apoio a sites responsivos.

Atualmente, é a criação ou o uso de um modelo pronto desse tipo a melhor solução. Esta página não força o redirecionamento adicional após a inserção do endereço usual no smartphone, o que pode reduzir o tempo de carregamento. Além disso, é consistente com a versão tradicional “computador”, que é sem dúvida uma grande vantagem.