Você tem medo de inteligência artificial?

A Inteligência Artificial já está literalmente nos olhando de todos os ângulos; portanto, se você é proprietário de uma empresa, este artigo pode ser um dos mais importantes que você leu recentemente, porque ajudará a proteger o futuro da sua empresa. Seus concorrentes já estão usando inteligência artificial, porque é uma tecnologia promissora capaz de impulsionar a economia de seus negócios. Não importa o quão bom você seja no marketing agora, a IA mudará as regras do jogo de uma vez por todas.

 

É claro que o mundo está entusiasmado com a inteligência artificial há muito tempo. Desde a década de 1950, quando o termo foi introduzido pela primeira vez no assunto da ciência da computação, a IA era percebida como algo irrealista, possível apenas em um filme de ficção científica. E todo mundo estava preocupado com uma pergunta: a inteligência artificial tentaria subjugar o mundo a si próprio?

 

De fato, somente em 2012 a IA se tornou um fenômeno mais visível. Desde então, todo ano ela se torna cada vez mais acessível. Hoje, por exemplo, foi graças a ela que o reconhecimento de voz e rosto em smartphones se tornou possível.

 

Quanto ao varejo, aqui a inteligência artificial pode ser útil. Ela é capaz de identificar padrões na análise de grandes bancos de dados, para criar uma experiência de compra on-line muito mais personalizada, inacessível aos seres humanos.

 

Enquanto isso, o aprendizado de máquina é um subconjunto da IA. Ele usa algoritmos para coletar e estudar dados e notícias, o que permite ao sistema formular previsões e fornecer definições claras de algo. Isso é muito diferente de um conjunto de instruções compiladas manualmente, necessárias para concluir uma tarefa. Examinando grandes quantidades de dados, um sistema inteligente aprende a executar uma tarefa específica, por exemplo, se comunicar com um cliente e personalizar sua experiência.

 

O aprendizado profundo, por outro lado, representa um novo nível de tecnologia de aprendizado de máquina. Tornou possível obter valor prático do aprendizado de máquina e, portanto, é de grande importância para o futuro da IA. Para muitas questões importantes, novos níveis de precisão foram alcançados. O treinamento profundo possibilita que as máquinas executem uma ampla variedade de tarefas, como dirigir um carro.