Singular http://singularuniformes.com.br Notícias Atuais Thu, 09 Jan 2020 13:58:18 +0000 en-US hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.12 Empiricus lança vídeo institucional com pedido de desculpas de Bettina Rudolph http://singularuniformes.com.br/2019/12/20/empiricus-lanca-video-institucional-com-pedido-de-desculpas-de-bettina-rudolph/ Fri, 20 Dec 2019 14:29:05 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=290 Honestamente, o que você pensaria se alguém viesse até você e lhe contasse que havia sido capaz de transformar mil reais em um milhão de reais num período de apenas três anos, seguindo conselhos de uma casa publicadora de relatórios financeiros?

Num primeiro momento, sem receber maiores informações e detalhes da operação, talvez você imaginasse que o caso era pura lorota, não é mesmo?

Na verdade, creio que você já tenha ouvido falar de um caso que aconteceu mais ou menos assim, alguns meses atrás, com repercussões ainda hoje.

Aconteceu com a analista financeira Bettina Rudolph, copywriter contratada pela Empiricus. Ela apareceu numa peça publicitária da empresa contando como havia se tornado milionária bastante jovem, exatamente assim: mil reais de aplicação, alguns conselhos de especialistas e pronto – um milhão de reais estalando na conta!

O vídeo foi muito divulgado em diversos meios, para públicos variados, e acabou rendendo alguns comentários indignados dos concorrentes e mesmo de alguns de seus assinantes nas redes sociais.

Recentemente, em nova peça de divulgação, Bettina Rudolph veio a público para tentar reparar o estrago. Desculpou-se humildemente e reconheceu que não havia relatado os fatos como realmente eles se haviam desenrolado. Desculpou-se e, dessa vez, explicou melhor a situação. Segundo a profissional, quando a primeira matéria foi ao ar, faltou dizer que a meteórica multiplicação de seu capital havia sido impulsionada também por uma série de outros aportes financeiros feitos ao longo dos três anos utilizados como referência, até chegar ao montante de um milhão de reais.

Embora a audiência da Empiricus pareça ter ficado satisfeita com os esclarecimentos prestados, os órgãos de controle não foram tão compreensivos e exigiram mais. O Procon puniu a empresa com multa, enquanto que o Conselho Nacional de Auto-Regulação Publicitária – CONAR pediu a suspensão imediata da veiculação da propaganda em questão, além de outras cinco que também haviam sido consideradas inadequadas.

Diante da grande repercussão do caso, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM entendeu ser momento oportuno para divulgar orientações sobre as melhores práticas a serem observadas na publicidade de análises financeiras.

Sendo assim, como resposta institucional, passou a fazer parte dos relatórios da empresa uma nova mensagem de esclarecimento, do tipo disclaimer, por meio da qual os leitores são alertados de que ganhos auferidos no passado não devem ser considerados como garantia de retornos futuros.

Apesar do movimento feito em direção a uma política interna de compliance mais aderente às orientações da CVM, a Empiricus insiste que a Comissão não é órgão competente para regular as atividades da empresa.

Em linhas bem gerais e resumidas, o argumento central que sustenta a tese defendida pela Empiricus assevera que sua área de atividade é o ramo de publicações, ou seja, a empresa é uma casa publicadora, estando sujeita às regulamentações próprias do mercado editorial.

Independentemente do mal-estar causado pela campanha inicial, a Empiricus permanece na vanguarda de seu nicho de atuação, sendo reconhecida pelo modelo inovador – ou agressivo, como preferem alguns – de se posicionar e de apresentar seus produtos e serviços.

]]>
Erros que prejudicam seu relacionamento com agentes de influência http://singularuniformes.com.br/2019/12/20/erros-que-prejudicam-seu-relacionamento-com-agentes-de-influencia/ Fri, 20 Dec 2019 13:57:49 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=300 Os líderes de opinião em um grupo social ou profissional específico podem se tornar seu investimento a longo prazo como advogados ou embaixadores da marca. A economia gasta em promoção com a ajuda de pessoas influentes do setor ajudarão você a obter resultados surpreendentes. E seria extremamente decepcionante perder a atitude de apoio dessas pessoas e parar de fazer negócios com elas devido a um certo tipo de erro cometido por você, por negligência ou desatenção. Ao mesmo tempo, estabelecer uma cooperação mutuamente benéfica com líderes de opinião é mais do que uma tarefa factível.

 

Os relacionamentos são frágeis. Se estamos falando de relacionamentos nos negócios, aqui você deve cuidar dos relacionamentos com seus parceiros, clientes e funcionários.

 

Nesse contexto, pessoas autorizadas de um setor específico agem simultaneamente como seus clientes, parceiros e os mesmos funcionários. A falta de tempo e um cronograma sobrecarregado podem se tornar esses fatores, devido aos quais você pode perder de vista seus embaixadores e não conseguir mais restaurar as relações com eles no mesmo nível.

 

Você não oferece cooperação mutuamente benéfica – Os líderes de opinião podem fazer da sua marca algumas ofertas interessantes. Mas, por sua cooperação, eles esperam algo em troca. As empresas geralmente subestimam seu trabalho e oferecem a menor remuneração possível pelo trabalho realizado.

 

Mas com a crescente popularidade e utilidade de influenciar o marketing, os influenciadores têm muito por onde escolher. Se sua oferta levar em consideração apenas seus interesses e for benéfica apenas para você, eles não desejarão ter nada a ver com você.

 

Como evitar esse erro – Conduzir um estudo do líder, pesquisar notícias e os resultados de seus trabalhos anteriores antes de elaborar a proposta;

Após a avaliação, ofereça ao agente de influência uma compensação digna pelo trabalho;

Peça para contar sobre suas expectativas ao trabalhar com você e, se ele realmente puder ajudá-lo a alcançar seu objetivo, ofereça uma troca equivalente de cooperação.

 

A influência do marketing está ganhando força, e as regras acima permitirão que você tire o máximo proveito dessa estratégia. O fundamento do seu relacionamento com agentes de influência deve ser a honestidade e o respeito. Essa é a única maneira de estabelecer uma cooperação mutuamente benéfica que ajudará a expandir seus negócios.

]]>
Você tem medo de inteligência artificial? http://singularuniformes.com.br/2019/12/19/voce-tem-medo-de-inteligencia-artificial/ Thu, 19 Dec 2019 13:55:41 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=298 A Inteligência Artificial já está literalmente nos olhando de todos os ângulos; portanto, se você é proprietário de uma empresa, este artigo pode ser um dos mais importantes que você leu recentemente, porque ajudará a proteger o futuro da sua empresa. Seus concorrentes já estão usando inteligência artificial, porque é uma tecnologia promissora capaz de impulsionar a economia de seus negócios. Não importa o quão bom você seja no marketing agora, a IA mudará as regras do jogo de uma vez por todas.

 

É claro que o mundo está entusiasmado com a inteligência artificial há muito tempo. Desde a década de 1950, quando o termo foi introduzido pela primeira vez no assunto da ciência da computação, a IA era percebida como algo irrealista, possível apenas em um filme de ficção científica. E todo mundo estava preocupado com uma pergunta: a inteligência artificial tentaria subjugar o mundo a si próprio?

 

De fato, somente em 2012 a IA se tornou um fenômeno mais visível. Desde então, todo ano ela se torna cada vez mais acessível. Hoje, por exemplo, foi graças a ela que o reconhecimento de voz e rosto em smartphones se tornou possível.

 

Quanto ao varejo, aqui a inteligência artificial pode ser útil. Ela é capaz de identificar padrões na análise de grandes bancos de dados, para criar uma experiência de compra on-line muito mais personalizada, inacessível aos seres humanos.

 

Enquanto isso, o aprendizado de máquina é um subconjunto da IA. Ele usa algoritmos para coletar e estudar dados e notícias, o que permite ao sistema formular previsões e fornecer definições claras de algo. Isso é muito diferente de um conjunto de instruções compiladas manualmente, necessárias para concluir uma tarefa. Examinando grandes quantidades de dados, um sistema inteligente aprende a executar uma tarefa específica, por exemplo, se comunicar com um cliente e personalizar sua experiência.

 

O aprendizado profundo, por outro lado, representa um novo nível de tecnologia de aprendizado de máquina. Tornou possível obter valor prático do aprendizado de máquina e, portanto, é de grande importância para o futuro da IA. Para muitas questões importantes, novos níveis de precisão foram alcançados. O treinamento profundo possibilita que as máquinas executem uma ampla variedade de tarefas, como dirigir um carro.

]]>
Inteligência artificial – uma forma de melhorar a experiência do usuário http://singularuniformes.com.br/2019/12/18/inteligencia-artificial-uma-forma-de-melhorar-a-experiencia-do-usuario/ Wed, 18 Dec 2019 13:54:42 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=296 De fato, a personalização é uma das melhores realizações que a inteligência artificial pode ajudar. Porque não há nada mais eficaz do que atrair clientes através da interação individual com cada um deles. Hoje, a personalização baseada em IA é usada em muitos setores, principalmente no comércio eletrônico.

 

Segmentação e análise avançadas de clientes – A primeira maneira de usar corretamente a IA no marketing é encontrar novos segmentos de público-alvo para melhor segmentação dos negócios online. Os dados que permitem que cada cliente seja apresentado individualmente tornam possível fazer a oferta mais individual e organizá-la para você. E então, com base no conhecimento analítico, combinar clientes em segmentos maiores já com sua experiência pessoal.

 

Crescimento da conversão devido à segmentação de usuários – A personalização usando a IA ajuda a aumentar a conversão e economia, pois permite automaticamente ao usuário oferecer as páginas que está procurando. Esses segmentos do público são atraídos cujo preço anteriormente era alto, pois você usa parâmetros mais precisos para a segmentação.

 

Aumento nas vendas devido a recomendações – Você pode aumentar a permanência do usuário no site, oferecendo a ele conteúdo e recomendações e notícias em “pontos de assistência” críticos. A IA permite otimizar esse trabalho, aumentar o número de conversões e o valor máximo de compra, mostrando produtos e serviços semelhantes, populares e relacionados. Os dados são baseados no histórico de navegação, no comportamento do usuário passado e presente, bem como em centenas de outros fatores que são simplesmente difíceis de ajustar em um artigo.

 

Otimização de conteúdo e ações do usuário – Usando inteligência artificial, você pode testar e otimizar automaticamente qualquer conteúdo. É suficiente definir metas, executar testes e escolher as opções mais eficazes para otimização. O teste A / B constante permite encontrar soluções em tempo real para problemas em páginas de destino, aplicativos e outros canais.

 

Melhorando a interação do usuário com a página de destino – Prever os desejos dos usuários é um sonho de muitos empresários, mas agora, com a ajuda da inteligência artificial, tornou-se realidade. Dependendo da experiência conhecida do usuário, você pode oferecer publicidade popular, boletins de notícias por e-mail e muito mais.

]]>
O feedback melhora o conteúdo e a usabilidade http://singularuniformes.com.br/2019/12/17/o-feedback-melhora-o-conteudo-e-a-usabilidade/ Tue, 17 Dec 2019 13:53:30 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=294 O conteúdo é a parte mais importante do site, da qual seu sucesso depende amplamente. Pense: a maioria dos visitantes acessa o site em busca de informações e notícias – sobre o produto, sobre como ele funciona, sobre serviços adicionais etc. Se estamos falando de um site de comércio eletrônico, eles acessam o site para descobrir mais sobre um produto específico.

 

No entanto, se a descrição não estiver clara, ou o produto não puder ser encontrado, ou a foto do produto não estiver carregando, os visitantes certamente procurarão as informações de que precisam em outro lugar. Além disso, se o site tiver problemas com a usabilidade (por exemplo, o botão Comprar não funcionar), é aí que a experiência “assustadora” do cliente começa.

 

Existem diferentes maneiras de obter feedback. Um botão ou formulário de feedback pode simplesmente estar presente em sua página ou aparecer após o usuário executar uma determinada ação ou rolar a página até o final. Para identificar problemas de usabilidade, é adequado um feedback visual: o usuário destacará o elemento da página na captura de tela e indicará o que há de errado com esse elemento.

 

Assim, você descobrirá os problemas em seu site e poderá resolvê-los o mais rápido possível, e a conversão aumentará, gerando mais economia em seus negócios.

 

O feedback ajuda a entender os motivos do cliente – Os visitantes estão drenando o funil de conversão por vários motivos. Talvez algo não atenda às suas expectativas, ou eles não sabem o que fazer (ou como proceder para a próxima etapa), ou simplesmente navegam na Internet e não pretendem comprar nada ainda. Seja qual for o motivo, você precisa descobrir: a ignorância certamente levará a uma experiência ruim do cliente.

 

Feedback permite tirar conclusões e agir – Obviamente, obter feedback é apenas o primeiro passo para melhorar a experiência do cliente. Você precisa resolver problemas e envolver os visitantes, e o objetivo final é aumentar a lealdade do cliente e criar valor.

 

Para fazer isso, inicie um diálogo com os clientes. Responda ao feedback: dependendo do tipo ou categoria do problema, você pode enviar um email para o cliente, postar novas informações no blog ou em uma seção específica do site, incluí-las no boletim informativo e assim por diante, embora, é claro, o melhor contato seja um contato pessoal.

]]>
Razões para incluir em seus negócios uma Loja Virtual http://singularuniformes.com.br/2019/12/16/razoes-para-incluir-em-seus-negocios-uma-loja-virtual/ Mon, 16 Dec 2019 13:51:22 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=292 O comércio eletrônico se tornou muito relevante na vida das pessoas atualmente. Quem já é dono de um negócio físico, deve considerar a opção de vender online como uma ferramenta capaz de turbinar seus negócios. Você também que ainda não montou seu próprio empreendimento, mas deseja ter independência financeira pode aproveitar essa opção.

 

Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence revelou que 74% das pessoas preferem comprar através da internet. De posse desta informação, o empreendedor que deseja aumentar a venda de seus produtos e serviços também precisa estar presente neste meio tão exponencial e crescente. Uma das razões apontadas pelos clientes é a comodidade de poder realizar suas compras de dentro de casa, a qualquer hora, sem se preocupar com trânsito, estacionamento, entre outros incômodos, ou seja, uma série de gastos com tempo e dinheiro são poupados nesta modalidade de compra.

 

Muitas grandes e pequenas empresas já estão inseridas e faturando nesse mercado que vem se destacando dia após dia. Possibilidades enormes são abertas ao se adentrar neste tipo de negócio, pois o alcance territorial de uma loja virtual é ilimitado, enquanto numa física se abrange apenas o espaço que a mesma ocupa, na opção online temos a possibilidade de alcançar uma cidade inteira, um estado, país e até mesmo o mundo! Outro fator positivo e relevante é o horário em que as vendas podem ser feitas, pois o comércio na internet está disponível 24 horas por dia.

 

A experiência daqueles que expandiram suas empresas para o meio digital garante muitos lucros, contudo é preciso sim, investir tempo, ter um planejamento e gestão eficientes, além de se qualificar para acompanhar as tendências descobrindo como trabalhar nesse novo meio.

 

Existem plataformas que possibilitam a criação de lojas virtuais de forma gratuita, sendo possível expor sua vitrine de produtos com um design elegante e atrativo, contando com buscadores inteligentes capazes de facilitar que o produto desejado seja encontrado rapidamente, além de uma diversidade de outras funções, que combinadas à dedicação e esforços alavancarão de maneira significativa seus negócios.

]]>
Remédio que pode combater superbactérias não é produzido por falta de apoio http://singularuniformes.com.br/2019/11/15/remedio-que-pode-combater-superbacterias-nao-e-produzido-por-falta-de-apoio/ Fri, 15 Nov 2019 00:49:49 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=286 De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), personalidades importantes, como o ex-presidente Barack Obama, foram responsáveis por diversos alertas importantes sobre o crescimento do risco de superbactérias ao longo dos últimos anos. As duas organizações estimam que as superbactérias já representam um risco real para os seres humanos, e deverá ter um grau de risco mais elevado até 2030 se não for feito nada até lá.

As expectativas dos cientistas são de que, se não houver nenhuma solução encontrada a tempo, ao longo da próxima década o número de mortes devido a infecções bacterianas ultrapassará o número de mortes por câncer. No limiar desta urgência de nível global, muitos países vêm travando uma corrida para reduzir e eliminar essa ameaça invisível aos olhos nu. As boas notícias são de que um grupo de cientistas brasileiros do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), que fica localizado em Campinas, São Paulo, vem testando um remédio capaz de atacar e eliminar superbactérias com grande eficiência.

O remédio de “nanopartícula teleguiada” provou em simulações ter um grande potencial no combate as superbactérias. A má notícia é que os estudos sobre esse importante meio de eliminar superbactérias está somente no papel. Os cientistas envolvidos com o estudo dizem que isso está acontecendo por falta de recursos e mais conhecimento técnico sobre o assunto, exigidos pela indústria farmacêutica. Os cientistas também dizem que os laboratórios onde a descoberta vem sendo trabalhada pode produzir somente um protótipo deste medicamento.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo até conseguiram provar o funcionamento do remédio por meio de simulações com micro-órgãos artificiais, mas o CNPEM e os cientistas responsáveis não têm estrutura nos laboratórios para estudar como o remédio reage em animais e seres humanos, critérios exigidos pela indústria farmacêutica para validar um medicamento.

Sem nada eficaz no mercado para combater as superbactérias, a indústria farmacêutica “enxuga gelo” sem soluções concretas. Um dos fatores para que exista uma falta de investimento mais agressivo em estudo e pesquisas sobre as superbactérias, é que, ainda que um remédio seja encontrado, as superbactérias irão sofrer mutação e um novo medicamento deverá ser encontrado sucessivamente.

]]>
Relatório aponta recuo de 2% nas exportações do Caribe e América Latina em 2019 http://singularuniformes.com.br/2019/11/14/relatorio-aponta-recuo-de-2-nas-exportacoes-do-caribe-e-america-latina-em-2019/ Thu, 14 Nov 2019 00:49:25 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=284 O processo de desaceleração observado na economia global nesta década, que ficou ainda mais intenso em 2018, irá afetar de forma bastante negativa o comércio mundial até o final de 2019, com um grande deficit no desempenho do comércio latino-americano e caribe. As notícias sobre as estimativas foram lançadas a partir do relatório anual elaborado pela CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) na Cidade do México.

De acordo com os representantes da ONU (Organização das Nações Unidas) presentes na região, as projeções para este ano são de queda no preço das importações e exportações de bens, de 3% e 2%, respectivamente. Essa queda está relacionada com um contexto internacional de grandes tensões comerciais vivenciados ao decorrer dos últimos semestres.

Outros fatores que agravam essa situação são, uma demanda menor do consumo global de produtos e serviços, a substituição de importados por produtos e serviços produzidos dentro dos países, uma redução da produção chinesa pronta para exportação, o recuo das cadeias globais de grande valor e o surgimento de tecnologias que ao longo dos últimos anos vem causando impacto na natureza do comércio, além de outros fatores.

No relatório intitulado como: “Perspectivas do Comércio Internacional da América Latina e do Caribe 2019”, a CEPAL aponta que o desempenho comercial na região demonstra uma relevante heterogeneidade em relação as sub-regiões avaliadas. O relatório aponta que a América do Sul encerraria o ano como as vendas externas contraídas em 6,7%, número acima da média observada na região até o fim deste ano. Uma das explicações apresentadas pelo relatório é que a sub-região encontra-se estagnada economicamente, com projeções de crescimento de 0,2% para este ano.

“Essas projeções demonstram o quanto é grave a situação econômica da região, uma vez que o comércio faz uso de importantes componentes da manufatura que são superiores aos das exportações vistas em outros mercados, além da grande importância que o comércio exterior da região tem para as pequenas e médias empresas exportadoras”, diz Alicia Bárcena, secretária-executiva da CEPAL.

]]>
Comitê criado pelo governo deverá tratar da reforma do setor elétrico no Brasil http://singularuniformes.com.br/2019/11/08/comite-criado-pelo-governo-devera-tratar-da-reforma-do-setor-eletrico-no-brasil/ Fri, 08 Nov 2019 00:47:39 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=282 No final do mês de outubro de 2019, um comitê instituído pelo Ministério de Minas e Energia, constituído por técnicos e convidados de outras associações que representam investidores dentro e fora do país, deverá monitorar todas as medidas que serão adotadas para viabilizar as reformas e regulamentações do setor elétrico a partir do ano que vem. Denominado como “Comitê de Implementação da Modernização do Setor Elétrico”, terá até quatro associações trabalhando em parceria com agentes especializados no segmento para que as discussões sejam relevantes.

De acordo como as notícias sobre o assunto, uma das frentes de trabalho que deverá fazer parte do comitê contará com a participação de nove entidades especializadas, informa o DOU (Diário Oficial da União) no dia 30 de outubro deste ano. O grupo que terá a missão de debater os assuntos relevantes para a transformação do setor elétrico no país, irá durar dois anos, e caso seja necessário, será permitido sua duração por mais um ano. Entre suas funções, o comitê deverá apresentar relatórios trimestrias com a evolução das ações que vem sendo seguidas pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), com diversa autoridades reunidas.

O comitê deverá ter à frente o ministro de Minas e Energia e sua secretária-executiva, além de representantes da área de outros setores envolvidos, como Energia Elétrica e Planejamento da Pasta. A coordenação do comitê também contará com assessoria jurídica e econômica. Um dos objetivos da escolha dos membros que irão constituir este grande comitê, é a implementação harmônica em todas as ações que serão discutidas.

A economia do setor elétrico no Brasil vem passando por um período ruim e a modernização poderá afetar diretamente o retrospecto econômico do setor de forma positiva. Com a presença de órgãos técnicos especializados no assunto, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e EPE (Empresa de Pesquisa Energética), também deverão participar das reuniões junto ao comitê.

Os temas que serão discutidos pelas frentes de atuação do comitê, incluem: a formação de preços, medidas de transição, critérios de suprimento, processos de inovação, dentre outros assunto relevantes para a reforma do setor elétrico no Brasil. Existe também uma proposta que discute a separação do lastro e energia, que fará parte da frente de discussão do comitê.

]]>
Estudo compreende estágios de proteína relacionada a Doença de Parkinson http://singularuniformes.com.br/2019/11/07/estudo-compreende-estagios-de-proteina-relacionada-a-doenca-de-parkinson/ Thu, 07 Nov 2019 00:47:35 +0000 http://singularuniformes.com.br/?p=280 Pesquisadores do “Instituto de Bioquímica Médica” que representa a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), descobriram estruturas do tipo proteicas que estão ligadas à origem da Doença de Parkinson. De acordo com as notícias divulgadas sobre o assunto, os pesquisadores realizaram o estudo através de uma parceria com a University of Virginia School of Medicine, localizada nos Estados Unidos.

Como o estudo também contou com a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, o trabalho foi publicado através da revista “Communications Biology”, que faz parte do periódico científico Nature.

A Doença de Parkinson é um problema enfrentado mundialmente por muitas pessoas. Essa doença tem como característica a neurodegeneração progressiva. Entre os principais desafios da ciência em relação ao Parkinson está o mapeamento dos primeiros estágios da doença. Isso porque atualmente, a doença só é diagnosticada quando ela começa a apresentar sintomas. Com isso, o cérebro já está bastante afetado, o que torna ainda mais difícil o tratamento.

“Doenças neurodegenerativas como o Parkinson surgem antes de manifestarem sintomas, sendo que na maioria dos casos elas aparecem 10 anos antes dos sinais que indicam a enfermidade”, informa o professor e também pesquisador Jerson Lima Silva. “Nosso estudo tem como objetivo entender quais são as etapas iniciais do Parkinson e o que ocorre nelas. A ideia é tentar intervir precocemente no Parkinson para retardar o desenvolvimento da doença ou explorar um tratamento mais eficaz”, explica Jerson Lima Silva.

De acordo com os pesquisadores, o estudo apresentou bons resultados e achados para a ciência. “No estudo, descobrimos que a proteína alfa-sinucleína, que é associada ao Parkinson, se comporta como uma grande rede. Ela é bem pequena, tem tamanho aproximado de uma uva. Porém, ela se comporta mais como uma plantação inteira de videiras. A união dessa proteína acontece através de estruturas chamadas de oligômeros. Essas estruturas, por sua vez, são capazes de passar entre as células para unir as proteínas. É justamente nesse processo que precisamos intervir para tentar de alguma forma neutralizar os oligômeros”, explica Jerson Lima Silva.

O estudo foi elaborado com a ajuda de equipamentos modernos específicos para bioimagem. Isso possibilitou identificar os estágios dessa proteína associada ao desenvolvimento de Parkinson.

]]>